
A idéia da criação de um Conservatório de Música Municipal partiu de duas pedritenses recém formadas pelo Instituto de Belas Artes de Bagé (IMBA): Dora Bueno e Zany Jardim. Elas receberam total apoio e incentivo do então prefeito municipal, Dr. Floribal Jardim, irmão da última, que tornou realidade este sonho.
O Conservatório Municipal Carlos Gomes, que iniciou suas atividades em 01 de maio de 1940, oferecia inicilamente os seguintes cursos:
Curso de PIANO - frequentado por 5 alunos
Curso de VIOLINO - frequentado por 3 alunos
Curso de CANTO - frequentado por 4 alunos
Curso de TEORIA E SOLFEJO (pré-requisito para o ensino de qualquer instrumento) frequentado por 17 alunos
Na data de sua inauguração, o Conservatório Municipal contava apenas com dois pianos de cauda. Os violinos usados nas aulas pertenciam às professoras ou às alunas que possuiam seus próprios instrumentos.
Segundo depoimento da Sra. Zany Jardim, a comunidade recebeu muito bem esta nova instituição e os alunos iam aumentando cada vez mais, fazendo com que as professoras lecionassem nos turnos da manhã, tarde e noite.
O aumento dos alunos provocou a contratação de novas professoras. Estas novas mestras, Maria de Lurdes Alcalde Vieira (piano), Zoila Not (canto), Renny Paz Louzada (violino, teoria e solfejo), Zélia Sartre (piano), vieram da cidade de Bagé, também formadas pelo IMBA.
Por tanto, o Conservatório Municipal Carlos Gomes não foi o primeiro conservatório a ser fundado em Dom Pedrito, mas é o único que continua funcionando até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário